1. FutGalo

Lanús pós-Sul-Americana: Como o algoz do Galo chega para encarar o Flamengo

Por Redação FutGalo em 18/02/2026 21:21

O Lanús, equipe que sagrou-se campeã da Copa Sul-Americana após superar o Atlético-MG nos pênaltis, está prestes a enfrentar o Flamengo em busca do título da Recopa Sul-Americana. A partida decisiva ocorrerá nesta quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio La Fortaleza. Uma questão pertinente é o quanto o conjunto argentino se transformou desde a conquista continental há cerca de três meses e como se apresenta diante do desafio contra o clube carioca.

Alterações no Elenco Granate

Assim como o Flamengo manteve sua base de titulares após as conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Lanús também conseguiu blindar seu plantel durante a janela de transferências. A única saída notável foi a aposentadoria do ídolo Lautaro Acosta, meia de 37 anos, que inclusive entrou em campo na prorrogação do confronto contra o Galo. A estratégia de manter a equipe coesa foi confirmada pelo presidente Nicolás Russo, que priorizou a permanência dos atletas para evitar a necessidade de novas contratações.

"O Lanús soube manter a base da equipe que conquistou a Copa Sul-Americana em novembro. O presidente Nicolás Russo havia deixado claro que a ideia no mercado de transferências era não vender jogadores para evitar a necessidade de reforços", explicou Román Bonano, jornalista do "Olé", da Argentina.

Apesar de não ter perdido peças-chave, o clube argentino trouxe três reforços, número que espelha as contratações do Flamengo: Tomás Guidara, lateral-direito que chegou sem custos após deixar o Huracán; Matías Sepúlveda, meia chileno vindo da Universidad de Chile; e Franco Petroli, jovem goleiro com passagens recentes pelo futebol argentino, contratado após o rebaixamento do Godoy Cruz.

Desfalques e Possíveis Substituições

Em comparação ao Flamengo, o Lanús apresenta um cenário de desfalques menos impactante para o primeiro confronto. Enquanto o time rubro-negro lida com a ausência de um titular indiscutível, a equipe argentina pode ter que prescindir de dois de seus jogadores mais importantes.

Rodrigo Castillo, centroavante que se destacou em 2025 e foi decisivo na semifinal da Sul-Americana contra o Fluminense com dois gols, está fora da partida devido a um edema muscular na coxa esquerda. Seu substituto provável é Walter Bou, atacante com passagem pelo Boca Juniors, que atuou no último compromisso contra o Independiente.

Outra baixa em potencial é o meia Marcelino Moreno, ex-Coritiba e considerado por muitos o principal nome do atual elenco do Lanús. Ele lida com metatarsalgia, dores na região do peito do pé. "O substituto de Castillo possivelmente será Walter Bou, atacante ex-Boca Juniors que jogou a última partida contra o Independiente. Já Marcelino Moreno, no Lanús farão todo o possível para que ele chegue ao jogo de ida. Se não jogar, seu lugar seria ocupado por Franco Watson", pontuou Bonano.

Momento Atual do Lanús no Apertura

No cenário doméstico, o Lanús ocupa a sexta posição no Grupo 1 do recém-iniciado Campeonato Argentino (Apertura). Após cinco rodadas, a equipe soma oito pontos, mesma pontuação do Platense e a três pontos de distância do líder Vélez Sarsfield. Essa proximidade da ponta, contudo, não reflete um momento de invencibilidade, pois o time acumula três jogos sem vitória.

A campanha no Apertura começou com duas vitórias consecutivas: um triunfo por 3 a 2 contra o San Lorenzo, atuando como visitante, seguido por um 2 a 1 em casa diante do Union Santa Fe. Posteriormente, o Lanús empatou duas partidas, ambas pelo placar de 2 a 2 contra o Instituto, fora de casa, e 1 a 1 contra o Talleres, em seus domínios. A última aparição do time foi na sexta-feira passada, quando sofreu sua primeira derrota no torneio ao ser superado por 2 a 0 pelo Independiente, atuando com uma escalação recheada de reservas.

"A derrota não modificou os planos do técnico Mauricio Pellegrino. Lanús jogou com um time parcialmente alternativo, e foi a primeira vez no Torneio Apertura que ele mudou a escalação. Independentemente do que acontecer na Recopa, a equipe se mantém como um dos candidatos a ganhar o campeonato", encerrou Bonano.

A partida de volta, que definirá o campeão da Recopa Sul-Americana, está marcada para a próxima quinta-feira, novamente às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos