- FutGalo
- Flamengo em xeque: Desafios táticos e escalação incerta contra o Atlético-MG na Copa do Brasil
Flamengo em xeque: Desafios táticos e escalação incerta contra o Atlético-MG na Copa do Brasil
Por Redação FutGalo em 04/08/2025 10:13
O Desafio Rubro-Negro na Copa do Brasil
A semana da decisão pela Copa do Brasil se inicia com o Flamengo imerso em questionamentos sobre sua formação para o confronto da próxima quarta-feira contra o Atlético-MG. A equipe carioca, que sofreu um revés de 1 a 0 no Maracanã, necessita reverter o placar para avançar na competição. O técnico Filipe Luís tem empregado esquemas distintos em suas últimas aparições, o que tem gerado indefinições em diversas posições-chave.
A preparação para este embate crucial é exígua. O elenco retorna ao Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira, com a reapresentação agendada para o período vespertino. Isso concede ao comandante apenas duas sessões de treinamento para a montagem da estratégia e definição dos onze iniciais que enfrentarão o Galo. A atividade de terça-feira será a única com a totalidade do grupo à disposição para os ajustes finais.
Incertezas nas Laterais e Meio-Campo
No setor defensivo, a lateral-esquerda apresenta um cenário de acirrada disputa. Alex Sandro, após recuperação de uma lesão na coxa esquerda, foi reintegrado ao time no último domingo, na partida contra o Ceará. Embora seja comumente considerado o detentor da posição, sua ausência abriu espaço para o bom desempenho de Viña e a reintegração de Ayrton Lucas, intensificando a concorrência.
A lateral-direita também não está isenta de questionamentos. Com a saída de Wesley, Varela permanecia como a única opção até a chegada de Emerson Royal. O recém-chegado fez sua estreia como titular no último domingo, e sua performance pode credenciá-lo a uma vaga na escalação que enfrentará o Atlético-MG pela Copa do Brasil.
No miolo do campo, a volta de Jorginho ao time titular da Copa do Brasil, após ser poupado no Maracanã e atuar por alguns minutos no Castelão, abre uma disputa por uma vaga no meio-campo. Allan e Evertton Araújo competem por essa posição. O jovem Evertton teve a oportunidade de iniciar a partida contra o Ceará, ganhando vantagem neste confronto direto. Adicionalmente, Arrascaeta deixou o campo no último domingo com um desconforto na coxa esquerda, mas a expectativa é que o uruguaio não seja um desfalque para o embate decisivo.
Dilemas no Setor Ofensivo
O ataque, talvez, seja a área com o maior número de possibilidades de variações táticas para Filipe Luís. Na ausência de Pedro, que cumpre suspensão, e Luiz Araújo, que foi poupado, o treinador optou por Samuel Lino na esquerda, Plata na direita e Bruno Henrique centralizado no confronto contra o Ceará. Com o retorno de Pedro e Luiz Araújo para a Copa do Brasil, o técnico terá a responsabilidade de definir o trio ofensivo ideal.
Para o setor ofensivo, o Flamengo contará com, no mínimo, seis opções prontas: Pedro, Bruno Henrique, Plata, Luiz Araújo, Wallace Yan e Samuel Lino. A situação de Michael e Cebolinha, que estão em processo de recuperação no departamento médico, permanece incerta, adicionando mais um elemento de complexidade à montagem do ataque para a partida de meio de semana.
Ceará 1 x 1 Flamengo | Gols | 18ª rodada | Brasileirão 2025
+Filipe Luís vê queda de rendimento do Flamengo no segundo tempo e lamenta: "Sentimento de decepção"
+Atuações do Flamengo: Rossi falha e é o pior em empate com o Ceará; dê suas notas
+Royal diz estar longe do que pode entregar fisicamente e avalia empate do Flamengo: "Não está tão ruim"
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros