1. FutGalo

Cuca Poupa Titulares: Estratégia do Atlético-MG na Sul-Americana

Por Redação FutGalo em 22/04/2025 11:21

Gestão Estratégica do Elenco: A Prioridade de Cuca

Em um cenário de competições simultâneas e um calendário implacável, o técnico Cuca está reavaliando a estratégia de utilização do elenco do Atlético-MG. Após a vitória sobre o Botafogo no Campeonato Brasileiro, a equipe se prepara para uma sequência desafiadora de cinco partidas fora de casa, começando com o confronto contra o Caracas, na Venezuela, pela Copa Sul-Americana. A necessidade de gerenciar o desgaste físico dos atletas se tornou primordial, especialmente com os desfalques que assolam o time.

Diante da maratona de jogos e viagens, Cuca pondera a importância de "rodar o elenco ", como forma de assegurar que os jogadores estejam em condições físicas ideais para encarar os compromissos futuros. A prioridade é evitar lesões decorrentes do acúmulo de partidas e da intensidade dos jogos. A estratégia visa, portanto, otimizar o desempenho da equipe a longo prazo, equilibrando as demandas das diferentes competições.

Desfalques e a Necessidade de Preservação Física

O Atlético-MG enfrenta desfalques significativos para a partida contra o Caracas. Gustavo Scarpa está ausente por motivos pessoais, acompanhando o nascimento de sua filha. Hulk permanece em Belo Horizonte para um programa de fortalecimento muscular, enquanto Igor Gomes sofreu uma fratura em um dedo. Essas ausências somam-se à lista de jogadores no departamento médico, que inclui Guilherme Arana, Alan Franco, Júnior Santos, Brahian Palacios, Cadu e Caio Maia.

A situação no departamento médico e a sequência de jogos exigem cautela na utilização dos jogadores. Cuca enfatiza a importância de monitorar o desgaste físico dos atletas, que percorrem, em média, 10 km por partida. "É um risco muito grande um jogador estar com desgaste muscular e se sujeitar a fazer isso no jogo. Ele vai ter uma lesão", alerta o treinador, justificando a necessidade de preservar a integridade física do elenco .

Sul-Americana como Oportunidade Estratégica

A participação na Copa Sul-Americana surge como uma oportunidade para Cuca testar e dar ritmo a diferentes jogadores do elenco . Com a necessidade de manter o bom desempenho no Campeonato Brasileiro e avançar na Copa do Brasil, o treinador enxerga na fase de grupos do torneio continental um momento propício para explorar as opções disponíveis. "É provável que isso ocorra (rodar elenco ), até pensando em ter jogadores inteiros para a sequência dos jogos", afirma Cuca.

Após o confronto com o Caracas, o Atlético-MG terá uma sequência intensa de jogos, incluindo partidas contra o Mirassol pelo Campeonato Brasileiro, Maringá pela Copa do Brasil e Juventude novamente pelo Brasileiro. A maratona de jogos se encerra com a partida contra o Iquique, no Chile, pela Sul-Americana. A gestão eficiente do elenco será crucial para o sucesso da equipe nessas competições.

SIGA NO google news

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
Bruno

Bruno

Nível:

Rank:

Comentado em 22/04/2025 15:40 Caracas vai tremer, Galo é brabo!
Leandro

Leandro

Nível:

Rank:

Comentado em 22/04/2025 13:32 Tamo junto, Galo! Vai pra cima!
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos