1. FutGalo

Luís Castro e suas Condições para Assumir o Atlético-MG: Uma Análise Detalhada

Por Redação FutGalo em 20/12/2024 04:12

A Metodologia de Trabalho de Luís Castro e sua Visão para o Atlético-MG

Luís Castro, o técnico que tem mantido conversas com o Atlético-MG nas últimas semanas, estabeleceu algumas condições para avançar nas negociações. Embora o clube também tenha aberto diálogo com António Oliveira, Castro permanece como a prioridade. Este artigo detalha a metodologia de trabalho do treinador, as mudanças que ele implementou no Botafogo e no Porto, a importância que ele atribui às categorias de base e suas exigências ao Galo.

A Importância da Base e a Busca por Integração Total

Além das demandas relacionadas à infraestrutura, ao projeto esportivo e ao elenco, um ponto crucial para o treinador é sua participação ativa em todo o departamento de futebol do clube, com ênfase na integração com a base. No Botafogo, Castro teve liberdade para modificar processos em todas as áreas dentro da SAF de Jhon Textor. Um exemplo disso foi a indicação de João Paulo Costa para liderar as categorias de base do clube, antes de sua saída para o Al Nassr em junho de 2023.

Ao chegar ao Botafogo, Castro promoveu mudanças expressivas em todas as categorias. Inicialmente, organizou uma reunião com os técnicos da base e do time feminino, buscando implementar uma filosofia de jogo transversal em todas as fases do futebol. Na ocasião, Castro explicou sua visão: "Os treinadores estão aqui porque estamos, tal como eu já disse. Quando falei com John Textor pela primeira vez, ele me explicou o projeto, que era com intenção de criar uma metodologia transversal no clube, em todas as equipes. Falamos da construção do centro de treinamentos, de uma organização nova, de uma equipe para, no futuro, ser forte e conquistar coisas pra o Glorioso."

Desafios e a Necessidade de Convencer o Treinador

O Atlético-MG enfrenta desafios significativos para convencer o treinador, especialmente diante da ausência na Libertadores, da iminente venda de Paulinho ao Palmeiras e da necessidade de reformas em seu centro de treinamento. Nesta temporada, o clube não obteve sucesso em nenhuma categoria de base, e o time feminino foi rebaixado no Campeonato Brasileiro.

Reformulação na Base do Porto: Uma Pós-Graduação para Castro

Durante dez anos, Luís Castro atuou como diretor técnico da base do Porto, liderando uma reformulação completa no clube português, o que o capacitou para o trabalho como treinador. Segundo Urgel Martins, ex-diretor do Porto, em entrevista ao ge em 2022: "Foi quase como que tirar uma pós-graduação depois de trabalhar. Foi, no fundo, reciclar os seus conhecimentos, aprofundar os seus conhecimentos. Eu acho que ele conseguiu isso. Saiu do Porto muito mais preparado para ser um treinador da elite".

O Atlético possui cinco categorias na base, do sub-14 ao sub-20 no masculino, que disputaram o Campeonato Mineiro em todas as idades e o Brasileirão sub-17 e 20, caindo na primeira fase em ambas as categorias. As equipes não participaram da Copa do Brasil, o que demonstra a necessidade de uma reestruturação e um olhar mais atento para a formação de jovens talentos.

SIGA NO google news

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos